domingo, 1 de julho de 2012

Sanção da Lei 12677 não resolve problema da falta de concursos

No dia 25 de junho, segunda feira passada, da presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei 12677/12 (antigo PL2134) que cria 24.306 cargos de professor para a Educação Básica Federal e 27.714 cargos técnicos para toda área da educação federal (superior e básica). Essa é uma importantíssima vitória, já que esta Lei foi uma conquista da greve passada que tramitou lentamente pela Câmara dos Deputados e só acelerou "seu passo" no Senado e foi sancionada rapidamente depois que a greve da educação federal foi deflagrada. Contudo, isso não responde às nossas reivindicações enquanto o governo federal não apresentar o cronograma dos concursos para o provimento destas vagas.
Vejam o que diz o artigo 2º da referida Lei 12677/12: "o provimento dos respectivos cargos e funções gratificadas dependerá da existência de instalações adequadas e de recursos financeiros necessários ao seu funcionamento."

Ou seja, enquanto não houver negociação, ficaremos à mercê da boa vontade do governo para prever no orçamento os recursos necessários para a realização dos concursos. Importante notar que a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) já está em processo de elaboração e, caso o governo, não inclua nesta LDO os recursos para tais concursos, eles só deverão ser realizados em 2013 para nomeação apenas em 2014.

Temos que garantir:

1 - que os recursos sejam previstos na LDO.
2 - que os concursos seja realizados ainda este ano.
3 - que o governo garanta a nomeação destes concursados para o início do ano letivo de 2013.

Portanto, comemoremos apenas a vitória parcial e tenhamos certeza de que a Luta Continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário